Tudo sobre Campo Grande
Campo Grande, cidade localizada no coração do Mato Grosso do Sul, você vai encontrar tudo o que a sua família precisa para viverem bem. A cidade foi toda planejada, conta com avenidas largas e é uma das capitais do Brasil com a maior concentração de árvores, ou seja, é um local muito organizado, perfeito para quem busca mais qualidade de vida, com um ar mais puro e espaços verdes para atividades ao ar livre.
Educação | Campo Grande
Campo Grande abriga diversas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas.
No último Enem, a capital conseguiu colocar dois colégios entre os cem melhores do Brasil. O Colégio Harmonia, que ficou com o primeiro lugar na cidade e conquistou a 54ª posição nacional. O segundo colocado em Campo Grande, o Colégio Bionatus II, conquistou a 59ª posição no ranking nacional de notas mais altas. Comprovando a qualidade do ensino na cidade.
Outras boas e consagradas instituições são o Instituto Educacional Paulo Freire, Colégio Militar De Campo Grande e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), todas no ranking das melhores escolas da cidade, sendo essas duas instituições públicas.
Campo Grande conta com diversas instituições superiores, públicas e privadas, porém as que mais se destacam são a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Anhanguera Campo Grande (UNIDERP) e o Centro Universitário UNIGRAN Capital (UNIGRAN).
Gastronomia | Campo Grande
São muitas as opções de restaurantes em Campo Grande. Existem diversos lugares para sair e conhecer essa cidade que parece ter uma paixão por comida boa e farta.
Por aqui, há muita influência do país vizinho, o Paraguai, principalmente com o tereré e a sopa paraguaia. Outros pratos também são herança de países como a Bolívia, como é o caso do arroz boliviano.
E um restaurante que serve comida com a cara do Mato Grosso do Sul é o Fogo Caipira, perfeito para quem quer provar o gosto da comida pantaneira. Ele é referência na região, tanto que já foi eleito como o melhor restaurante de comida regional de Campo Grande pelo Guia 4 Rodas.
Para quem busca um rodízio de peixes, um local simples, tradicional e com comida de qualidade, a Casa dos Peixes é o local ideal. Vá preparado para comer inúmeros tipos de peixes, preparados das mais diversas formas. O restaurante também oferece opções à la carte, mas o seu forte é realmente o rodízio.
O Vermelho Grill é para aqueles que curtem uma boa carne, um ambiente rústico e, ao mesmo tempo, sofisticado. O cardápio conta com diversas opções de carne, servidas no ponto de sua preferência, acompanhamentos e guarnições.
Vale ainda conhecer:
- Cantina Masseria;
- Mastrô;
- Restaurante e Choperia Pioneiros;
- Casa Colonial;
- Pietro i Maria;
Bares e Vida Noturna | Campo Grande
Pubs, restaurantes, barzinhos e casas noturnas que funcionam de domingo a domingo agitam a vida noturna de Campo Grande.
O Valley Pub é uma casa noturna com ampla pista de dança, o carro chefe é a música sertaneja, mas existem também as noites de pop, funk e hits, sempre com um clima descontraído e muita paquera.
Com boa música, ambiente agradável e o chopp mais barato da cidade, o Ponto 50 é perfeito para curtir um happy hour com seus amigos. Especializado em drinques, o cardápio também traz opções bem variadas de petiscos, o pastel de carne seca e Torresmo são as opções mais famosas da casa.
Se sua noite é um jantar romântico, Les Amis Bistrô é o lugar perfeito. Os pratos principais são bem elaborados e incluem opções de peixes, massas, risotos e carnes. Com um ambiente aconchegante, tranquilo e com pouca luz, sua noite tem tudo para ser inesquecível.
Vale ainda conhecer:
- Bar Mercearia;
- Sertarena Bar;
- Bar Mundaréo;
- Geronimo West Music;
- Quiosque da Brahma;
Pontos Turísticos | Campo Grande
Por ser a capital de um estado rico em cultura, meio ambiente e história, em Campo Grande existem inúmeras atrações para todos os gostos.
Parque das Nações Indígenas: É o principal cartão-postal da cidade e está na lista dos maiores parques urbanos do mundo, com impressionantes 119 hectares, e abriga diversas espécies de animais, sendo muito fácil avistar capivaras, tatus, quatis, tucanos e araras. O parque conta com uma completa infraestrutura de lazer e para prática de diversas modalidades esportivas como caminhada, corrida, canoagem, futebol, basquete, vôlei, tênis de areia, skate, patins e ciclismo. O Parque das Nações Indígenas possui concha acústica onde acontecem shows e eventos, e abriga ainda 3 dos mais importantes museus da cidade, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de História Natural e o Museu do Índio.
Feira Central: A Feira Central, mais conhecida como "Feirona" é uma ótima pedida para a noite em Campo Grande. Ela é uma feira gastronômica que reúne vários pequenos restaurantes, lojas de lembrancinhas e artesanato e é onde você vai encontrar com bastante facilidade um prato típico local: o sobá, prato que foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.
Morada do Baís: O edifício foi o primeiro prédio de alvenaria construído em Campo Grande e, hoje, é tombado Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande, pertenceu a família Baís, que dá nome ao prédio. Dentro do local acontecem exposições, apresentações e diversas outras programações voltadas para a cultura local. Além das exposições permanentes com as obras, fotos, instrumentos e utensílios da artista plástica Lídia Baís, antiga proprietária do edifício. Lá funciona também um restaurante que oferece comidas típicas do pantanal. Lá um dos lugares mais agradáveis para passear um fim de tarde, fazer uma pausa e aproveitar uma música ao vivo que sempre acontece por lá.
Vale ainda conhecer:
- Mercadão Municipal;
- Praça Pantaneira;
- Monumento Maria Fumaça;
- Casa do Artesão;
- Cachoeira do Céu;
Regiões para o bem viver | Campo Grande
Cidade Jardim
É considerado um dos mais nobres da capital. Ele fica localizado próximo ao Parque das Nações Indígenas, garantindo diversão e bem-estar para toda sua família.
Também é uma região com uma excelente infraestrutura de comércio e serviços do dia a dia, como escolas, academias, outras áreas de lazer, além de ótimas alternativas gastronômicas para quem quer curtir a culinária campograndense.
Itanhangá
Para quem não abre mão de viver em contato com a natureza, mas sem ter que abrir mão das facilidades que o centro da cidade oferece, o Itanhangá é uma ótima opção.
O Parque do Itanhangá é um dos principais atrativos do bairro. Ressalta-se ainda que o completo espaço comercial na região traz conforto e satisfação a todos seus moradores, além de ser uma opção para quem busca um empreendimento para investimento a longo prazo.
Vilas Boas
Nos últimos anos, Campo Grande avançou bastante em sua área. Por isso, bairros um pouco mais distantes do centro da cidade também se desenvolveram e alcançaram um bom nível, como Vilas Boas.
Apesar da distância, existem muitas outras opções de mobilidade e transporte para ir e vir de lá. Naturalmente, o comércio também aumentou, facilitando a vida dos moradores que não desejam ir longe para realizar funções básicas.
Chácara Cachoeira
A Chácara Cachoeira é mais uma opção para quem quer estar próximo da natureza e proporcionar qualidade de vida para toda sua família. Por tudo isso, este é um dos bairros onde foi possível observar uma maior valorização do metro quadrado nos últimos anos, e hoje é considerada uma das áreas mais nobres da capital.
Existem também academias, escolas, farmácias, supermercados, etc., trazendo até a possibilidade de os moradores usufruírem desses benefícios sem precisar tirar o carro da garagem.
Mobilidade | Campo Grande
Campo Grande dispõe de um sistema de transporte urbano e interurbano que atende bem às necessidades da cidade. No transporte urbano a cidade é servida por ônibus, fresquinhos, táxis e mototáxis. Como a cidade possui ruas e avenidas largas, seu trânsito ainda tem um bom fluxo.
Você sabia?
A cidade foi planejada em meio a uma imensurável área verde, com ruas e avenidas largas e com diversos jardins por entre as suas vias, é uma das cidades mais arborizadas do Brasil sendo que 96,3% das casas contam com a sombra de um arvoredo.