Comprar | BR House
Menu Mobile
Telefone DF (061) 3083-9100
Compartilhar:
Gama
História

Fundada junto com a Capital Federal em 1959, teve como seus primeiros moradores os trabalhadores da Barragem do Paranoá.

Hoje em dia, após a consolidação da cidade, o Gama é formado por área urbana e rural. Sendo que a área urbana é divida em seis setores: Norte, Sul, Leste, Oeste, Central e de Indústria.

Já a área rural é composta da seguinte maneira: Núcleo Rural Monjolo, Colônia Agrícola Ponte Alta, Córrego Crispim, Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo, Ponte Alta Norte e Alagado.

A cidade é conhecida como a capital do Entorno, já que diariamente, mais de 600 mil pessoas das cidades vizinhas, como os municípios goianos de Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama, frequentam o Gama. Hoje, já são mais de 6 mil empresas, incluindo bancos, faculdades, lojas e indústrias.

Por que morar aqui?

Com o seu comércio consolidado, a cidade torna-se independente e é possível resolver todos os problemas em um lugar só.

Além disso, o Gama conta com uma expansão imobiliária muito atrativa para quem deseja ter seu imóvel próprio.

Atrativos

O Estádio Valmir Campelo Bezerra, mais conhecido por Estádio do Bezerrão, é sede de jogos do clube, e por sua estrutura de alto nível chegou a ser utilizado até mesmo pela Seleção Brasileira em 2008 em um jogo amistoso contra Portugal. A arena multiuso possui um anfiteatro e um espaço para a realização de shows.

A cultura da cidade é expressa por meio de feiras e festivais periódicos, mas também pelos movimentos culturais locais. O Festival Popular da Música do Gama, por exemplo, reúne artistas há 27 anos. Outro destaque é o Arte nas Feiras, projeto estabelecido nas cinco feiras da cidade que promove os movimentos culturais de raízes nordestinas.

A população do Gama tem à sua disposição os seguintes equipamentos culturais: Teatro Galpãozinho; Teatro Espaço Semente; Centro Cultural do Gama; Auditório da Administração; e a Biblioteca Pública do Gama. Além disso, existem entidades reconhecidas que desenvolvem ações socioculturais nas comunidades, chamadas de pontos de cultura. Na Região Administrativa do Gama existem dois pontos de cultura: a Rede Ação Cultural do Gama e a Bagagem Cia de Bonecos. O primeiro conta com estúdio digital, telecentro e mala do livro. O segundo realiza espetáculos, oficina de circo e confecção de bonecos. O intuito é fomentar a cultura como expressão simbólica.